Adsense

domingo, 19 de abril de 2015

As Frutas

No decorrer das estações, sucedem-se as diferentes espécies de frutos, para grande prazer o nosso. Encontram-se nesse sortido as cores e os sabores mais variados. As maçãs, disponíveis todo o ano, oferecem numerosas variedades. As melhores peras devem ser consumidas a partir do mês de Setembro, altura em que são mais sumarentas. Os pêssegos, as nectarinas  e os damascos, cujas belas cores animam os expositores de Julho a Agosto, são as vedetas do Verão. Os outros frutos com caroço, tais como as ameixas, de várias cores e formas, entre elas as rainhas-cláudias, fazem uma aparição curta de um a dois meses entre o Verão e o Outono: há que aproveitar a tempo essas delícias. As cerejas surgem mais cedo na estação. Os pequenos frutos vermelhos da Primavera e do Verão ( framboesas, morangos, amoras, morangos-silvestres e groselhas )  reconhecem-se pelo seu tamanho pequeno e a sua cor viva. As diversas uvas pretas e brancas anunciam o Outono e as vindimas. O seu sabor açucarado prolonga agradavelmente os prazeres do Verão. Na mesma época, surgem também os figos, brancos ou pretos, e os amarelos destinados à suculenta marmelada e geleia.
Todos estes frutos são cultivados na Europa, mas há outros que exigem mais luz e calor. Estamos porém tão habituados a consumi-los que esquecemos as suas origens longínquas. Os citrinos estão presentes o ano inteiro à nossa mesa - limões, laranjas e toranjas são hoje frutos familiares, tal como a banana, o ananás, a manga e as tâmaras ou ainda o quivi, vinda originalmente da Nova Zelândia e atualmente já cultivado nas nossas terras. Outros frutos, menos correntes, mas igualmente deliciosos, são bem-vindos no Inverno: são os ditos "exóticos", de perfumes subtis, como as lichias, o maracujá, a goiaba, a papaia ou o coco. Todos os frutos que consumimos atualmente não são consequência de um acaso, provêm de pacientes e sábias intervenções do homem, um exímio botânico desde os tempos mais recuados da história. Recomenda-se que dê sempre preferência aos frutos da época e à frescura dos mesmos.



Maçã

Maçã
Pera
Pera

Pêssego
Pêssego


Ameixa
Ameixa


Cerejas
Cerejas


Uvas
Uvas


Figos
Figos


Quivi ou kiwi
Quivi

VARIEDADE DE FRUTOS

Os frutos são apreciados pelo seu sabor açucarado e o mais comum é serem comidos ao natural ou como ingrediente de um doce ou de um prato de sobremesa. Alguns são utilizados como guarnição de pratos salgados, sobretudo com carnes gordas ou em receitas agridoce, para equilibrar o sabor forte de uma especiaria.

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

Adsense


Mensagens populares

A minha Lista de blogues